terça-feira, 5 de abril de 2011

Saudades do Kasebre 13

Um comentário do Hélio Doyle, em sua coluna no site 247, sobre a ida da presidenta Dilma ao teatro, neste fim de semana em Brasília, lembra que o ex-presidente Fernando Collor, muitas vezes quando candidato e poucas vezes como presidente, frequentou uma tradicional e já extinta pizzaria de Brasília, o Kazebre 13. A referência ao Kasebre 13 mexeu comigo. Ai que saudades da velha e boa pizzaria, da 504 Sul, na W-3, comandada com alegria napolitana pelo grande Vicenzo.
O Kazebre 13 foi a única pizzaria de Brasília onde se podia comer uma pizza verdadeira, principalmente para um paulistano como eu, recem-chegado ao Planalto, nos idos de 1977, e acostumado com as pizzas tradicionais da Paulicéia, do Michelucho, do Esperanza, do Castelões, e tantas outras cantinas e pizzarias.
Depois que o Kazebre fechou, não se come mais pizza verdadeira em Brasília.
Mas o Kazebre não vivia só das suas pizzas. Vivia, também, da presença poderosa do Vicenzo, andando pelas mesas, brincando com todos.
Fui frequentador assíduo do velho Kazebre 13, principalmente quando o Corinthians ganhava do Palmeiras. Nesses dias, não podia perder a oportunidade de tirar um sarro do palestrino Vicenzo.
E não era só o ex-presidente Collor que frequentava o Kazebre 13. Tancredo Neves também tinha mesa cativa na casa.
O Kazebre 13 faz parte da minha memória afetiva de Brasília e faz muita falta.
Ai que saudades!

4 comentários:

  1. Que saudades! Eu ia todo domingo e comia a pizza de gorgonzola. Nunca encontrei outra igual

    ResponderExcluir
  2. o espaguete a pescatori foi um dos grandes pratos do amigo Salvatori Gazela, filho do dono, ali presenciei a maior parte de minha adolescência, vi muita gente por lá, Tancredo Neves com a garrafa inesquecível do chilelo CONCHA Y TORO, E MUITOS OUTROS, ATÉ O MEU PAI, PAULO ROBERTO DA PRE-6 RÁDIO ALVORADA DE BRASÍLIA, VELHOS TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS, É DE SE LEMBRAR QUE OS IRMÃOS CAZELA ESTAVAM AQUI EM BRASÍLIA PELOS IDOS DE 1959. Imigrantes italianos de Nápolis na Itália, a verdadeira PIZZA NAPOLITANA FEITA NO FORNO À LENHA.

    ResponderExcluir
  3. Ainda existe o Kasebre 13 em DF?

    ResponderExcluir
  4. Como fico orgulhoso do mio nonno Vicenzo Casella ao ver várias reportagens do Kazebre 13 e falando do meu nonno 😢saudades do nosso careca

    ResponderExcluir