terça-feira, 10 de maio de 2011

Pagode Comunista do Brasil

O Globo de ontem informa que o sambista Neguinho da Beija-Flor vai se filiar ao Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, para ser candidato a prefeito de Nilópolis nas eleições do ano que vem. Hoje, Neguinho disse ao site SRZD-Carnaval, que é super simpático ao partido e que a proposta dos comunistas foi muito boa. O intérprete oficial da Beija-Flor de Nilópolis vai se juntar a outros artistas, como Netinho de Paula, Martinho da Vila, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Thobias da Vai-Vai e Eliana de Lima, também filiados ao partido.
Os partidos tidos como de esquerda têm adotado a prática de filiar artistas, jogadores de futebol, como Romário, no PSB, por exemplo, e celebridades em geral, na tentativa de aumentar seus votos e, com isso, ajudar a eleger militantes históricos, na carona dos votos dessas celebridades.
Alguns desses filiados até tem uma trajetória de esquerda, casos de Martinho da Vila e Leci Brandão, por exemplo, que justificam suas filiações. Outras, no entanto, como as de Netinho, Romário e, agora, Neguinho da Beija-Flor não fazem o menor sentido. São mesmo mero oportunismo eleitoral. Comunismo, socialismo, centralismo democrático, mais-valia e outros conceitos teóricos marxistas nunca fizeram parte do cotidiano dessa figuras.
O caso de Neguinho da Beija-Flor é mais complicado. Todo mundo sabe que ele é umbilicalmente ligado ao banqueiro do jogo de bicho, Anísio Abraão David, o manda-chuva da escola de samba de Nilópolis. A quem, aliás, chama de papai. Neguinho, candidato a prefeito de Nilópolis, certamente, terá apoio irrestrito, principalmente financeiro, de Anísio. O que significa que o PCdoB terá seus cofres abastecidos não mais pelo ouro de Pequim ou de Tirana, como se dizia na época da ditadura, mas sim pelo ouro da contravenção. Imaginem se Neguinho for eleito prefeito de Nilópolis o que, por sinal, é bem provável. Quem mandará mais na prefeitura: os dirigentes do PCdoB ou os imensos tentáculos da família Abraão David, que se espalham por toda Nilópolis?
Será que vale a pena?
Sei não. Exceto pela possibilidade de um pagode sensacional.
Se o velho João Amazonas não tivesse sido cremado e suas cinzas jogadas na região do Araguaia, onde vários militantes do PCdoB deram suas vidas na luta conta a ditadura, certamente estaria se revirando no túmulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário