quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lições do velho Ulysses

Uma nota na coluna de Ancelmo Gois, no Globo de hoje, lembra que nunca foi tão válido o “Decálogo do estadista”, escrito pelo saudoso Ulysses Guimarães, que, em seu artigo 8, citava Agamenon Magalhães: Político não compra nem vende nada.
Nos tempos em que é normal ministros e parlamentares enriquecerem com seus negócios particulares, exercidos durante o exercício do mandato, é sempre bom reler o Decálogo do Estadista, do velho Ulysses. Quantos aprendizes de estadista, que andam por aí, atendem os requisitos do Décalogo?
Ai vai um resumo:

DECÁLOGO DO ESTADISTA
Ulisses Guimarães

1 - CORAGEM - O pusilânime nunca será estadista. Churchill afirmou que das virtudes, a coragem é a primeira. Porque sem ela, todas as demais, a fé, a caridade, o patriotismo, desaparecem na hora do perigo. (....)
2 - VOCAÇÃO – O estadista nasce, é o encontro de um homem com seu destino. O estadista é um animal político. (....)
3 - TALENTO - Não há estadista burro. Há de ser talentoso, embora possa não ter cultura. (....) Como o samba, o talento não se aprende na Academia. (....)
4 - CARÁTER - Na conceituação de Milton Campos, o estadista tem "a posição de suas ideias e não as ideias de sua posição". (....) Político de caráter é fiel - às ideias, não à carreira. (....)
5 - SORTE - Azarado não pode ser estadista. (....)
6 - ESPERANÇA - Estadista é o arquiteto da esperança. Não é coruja que só pia agouro, nem Cassandra de catástrofes.
7 - PACIÊNCIA - A impaciência é uma das faces da estupidez. Paciência é a competência para fazer a hora, não se precipitar (....) Saber escutar é um dom político. (....)
8 - "NÃO SERVIRÁS A DOIS SENHORES" - A política não divide o tempo, a ocupação e as preocupações com nenhuma outra atividade. Político não compra nem vende nada. (....)
9 - AUTORIDADE - A autoridade é um atributo inato. É consubstancial ao político. A competência funcional é dada pelo cargo, a autoridade é pessoal, o homem público é gratificado por ela. É imantação misteriosa e sedutora, irresistível, temperada de respeito e admiração. (....)
10 - ORDEM - São Tomaz de Aquino disse que a ordem é as coisas no seu lugar. Para isso é preciso hierarquizar e selecionar. É a capacidade de escolher. Quem confunde as coisas, desconhece prioridades, não tem senso de ordem. O estadista discrimina o essencial e o urgente para praticá-los (....)

Nenhum comentário:

Postar um comentário