sábado, 7 de abril de 2012

Descaso até na morte

É impressionante o descaso do GDF com a saúde pública. Descaso até com a morte.
Esta semana faleceu no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Jorge Fernandes da Silva, vítima de hemorragia interna provocada por problemas renais crônicos. Jorge faleceu às 17 horas da terça-feira, dia 3 de abril. Mas seus familiares só souberam da sua morte, na quinta-feira, dia 5 de abril, dois dias depois, quando um deles foi ao HRAN visitá-lo. Ao chegar no Hospital foi informado do falecimento. Ou seja, o HRAN não teve sequer o cuidado de informar os familiares do paciente de seu óbito, apesar de na sua ficha constar dois telefones de uma irmã.
Mais grave do que isso foi o estado em que os familiares encontraram Jorge na Anatomia do HRAN, quando foram reconhecer o corpo. Jogado no chão, numa espécie de gaveta improvisada, em cima de uma poça d'água, certamente provocada pelo descongelamento das pedras de gelo colocadas no seu corpo, apenas com o órgão genital coberto por um saco preto de lixo, todo sujo de sangue, como se fosse um animal. A cena chocou os familiares e até mesmo o funcionário da funerária contratada pela família para cuidar do sepultamento. Mesmo acostumado a lidar com a morte, o funcionário da funerária ficou indignado com a cena, que revela o descaso com que o HRAN trata os que morrem nas suas dependências.
Um hospital público que não respeita seus mortos, que não avisa os familiares do falecimento, não pode tratar bem da vida. Simplesmente lamentável!
Ainda mais se lembrarmos que o DF é governado por um médico.
Os rios de dinheiro gastos em publicidade pelo GDF tentando mostrar que a saúde está uma maravilha viram inutilidade diante de cenas como as que a família de Jorge viveu esta semana e que, certamente, devem ser vividas todos os dias por outras famílias do DF.
Em tempo, vocês não conhecem Jorge Fernandes da Silva, mas certamente já o viram, alguma vez, nos programas humorísticos da TV Globo. Jorge foi durante muitos anos figurante da Globo, participando de cenas do Zorra Total e da Turma do Didi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário